08 novembro 2010

[Notícias] Software reconhece emoções pela voz



Como um detector de mentiras, software desenvolvido na Espanha analisa a voz e diz qual a emoção que o interlocutor está sentindo.
Pesquisadores da faculdade de Informática da Universidade de Madri desenvolveram um programa capaz de reconhecer emoções humanas por meio de análise automática da voz.
O aplicativo detecta o volume de uma conversa e encontra as emoções escondidas nas frases: triste, feliz ou nervoso. Se a emoção não for clara, o programa consegue especificar, percentualmente, quanto de cada emoção está contido na fala.
O aplicativo é baseado em uma nova ferramenta, o RFuzzy, implementada na linguagem de programação Prolog (usada especialmente em inteligência artificial). A ferramenta dá suporte à programação e consegue representar, manusear e lidar com conceitos subjetivos, como rápido, devagar,alto, baixo...
O RFuzzy já foi usado para programar robôs participando da RoboCupSoccer, a Copa do Mundos dos Robôs. Ele tem mecanismos de lógica que deixam uma margem de interpretação ao computador, que toma a decisão baseada em uma série de regras que medem parâmetros mensuráveis.

[Notícias] Salário de gerente de TI chega a R$ 15 mil

Se para simples mortais a tecnologia foi elevada ao posto de item de extrema necessidade na última década, imagine qual o grau de importância desses recursos dentro das empresas.
Na mesma escala, cresce a valorização dos gerentes de TI no mercado.“As empresas já se conscientizaram de que uma infraestrutura estável é essencial para alavancar vendas e reduzir custos, seja qual for a estratégia”, afirma André Assef, diretor operacional da consultoria Desix.
Para ocupar este posto nas médias empresas, o profissional precisa ter uma visão mais generalista de infraestrutura de TI, experiência em gestão e profundo conhecimento dos negócios da companhia.
Com base nesses três fatores, o gerente de TI será capaz de elaborar estratégias de tecnologia coerentes com a lógica corporativa, além de habilitá-lo para contratar os melhores serviços sem desprezar a relação custo benefícios.
De acordo com Assef, os salários para gerentes de TI variam, em média, de 6 a 12 mil reais. Mas há ofertas com remuneração de até 15 mil reais. “A remuneração está muito ligada com o valor da tecnologia dentro da empresa”, diz.
This is underfull, beautiful, a presença da Tecnologia da Informação em um negócio corporativo é essencial, tudo demanda informação, e para otimizar e facilitar usamos as tecnologias que temos em nossas mãos.

[Dicas] Dicas para iniciantes em computação em nuvem

CIOs podem utilizar este guia para entender o que precisam fazer para estarem preparados para esta iniciativa.
ANÁLISE
A nuvem é um estilo de computação em que capacidades escaláveis e elásticas de TI são fornecidas como serviço para clientes externos usuários de tecnologias de internet.
A computação em nuvem pode ajudar CIOs a aprimorar a criação e a entrega de soluções de TI, estimulando um estilo de computação potencialmente mais ágil e eficiente economicamente. Com a computação em nuvem pública ou em comunidade, um provedor externo entrega serviços à empresa. Os CIOs que usam serviços na nuvem pública ou em comunidade podem potencialmente economizar dinheiro, incentivando um ambiente elasticamente escalável e com preços variáveis. Porém há preocupações quanto à segurança, gerenciamento de dados, confiabilidade, controle e desempenho. Poucos CIOs vão abandonar modelos baseados no local. A maioria migrará para modelos de computação em nuvem privada nos quais a TI atua como provedora, construindo data centers e serviços para uso interno. Uma intensa publicidade envolve o tema computação em nuvem, dificultando a compreensão das opções e estratégias dos fornecedores.
Fatores para determinar sua disposição
A computação em nuvem é um conceito complexo e em rápido amadurecimento. Para diminuir a confusão e focar seus esforços, considere esses aspectos antes de iniciar uma investigação:
• Entenda como a computação em nuvem é definida e como ela evoluirá. Analise como a computação em nuvem vai afetar a estratégia e a direção do seu negócio. Identifique os riscos e benefícios potenciais, além dos casos e melhores práticas ideais para explorar a computação em nuvem.
• Avalie quando, onde, como e porque sua organização deve consumir serviços de computação em nuvem pública ou em comunidades.
• Determine quais modelos de computação em nuvem, tecnologias de hardware e software e modelos operacionais você pode aplicar para criar ambientes de computação em nuvem privada.
• Examine como a computação em nuvem influenciará o design e a arquitetura de aplicações e soluções. Considere quando é apropriado migrar aplicações, aprimorar aplicações ou elaborar novas aplicações inovadoras para explorar as capacidades da nuvem. 

[Artigos] 6 regras para vencer a resistência ao ITIL

Na conferência do Gartner sobre data centers em dezembro de 2009, perguntamos aos participantes quais eram suas principais dificuldades para implantar ITIL.
O principal obstáculo, de acordo com 44% dos 111 clientes, era superar a resistência contra a mudança organizacional. Esse resultado reflete a interação do Gartner com os seus clientes: mudar a cultura organizacional e o comportamento das pessoas pode ser um desafio assustador. Com o tempo, foram identificadas abordagens que ajudam a reduzir resistências e facilitar as mudanças. Discutiremos os seis principais procedimentos para minimizar a resistência contra a transformação.
Considerações básicas
As mudanças em processos normalmente exigem mudanças organizacionais.
Os esforços para aprimoramento dos processos que estimulam as melhores práticas de ITIL oferecem mais riscos de falha quando a mudança organizacional é negligenciada.
O comprometimento dos gerentes é vital para dar força de lei à mudança organizacional.
Os esforços para aprimoramento dos processos que incluem um planejamento formal de mudança organizacional são mais bem sucedidos e têm ciclos de vida mais curtos e custos mais baixos do que programas que negligenciam a mudança organizacional.
Recomendações
Obtenha o apoio dos gerentes para conectar claramente os benefícios do aperfeiçoamento dos processos com a melhoria da criação e proteção das metas relacionadas com o valor do negócio.
Demonstre e comunique o apoio da gerência à iniciativa de aperfeiçoamento dos processos.
Elabore uma análise do estado atual do negócio e faça uma projeção do seu estado futuro com base em metas, para que os acionistas entendam a razão das mudanças processuais.
Envolva os funcionários no desenvolvimento e na implantação do projeto.
Gerencie cada iniciativa de aperfeiçoamento do processo como se fosse um projeto formal incluído em um programa de aperfeiçoamento de processos de governança.
Inclua um plano de mudança organizacional realista para cada projeto que suporte um plano de mudança organizacional dentro do programa de governança.
Revise, analise e comunique as mudanças relativas à avaliação de desempenho, à compensação e às descrições de cargos.
Hipóteses de planejamento estratégico
Até 2015, as organizações que não lidarem com a mudança cultural e organizacional durante as iniciativas de aperfeiçoamento do processo de TI falharão na entrega dos benefícios prometidos em pelo menos 80% das vezes.
Análise
Quando se implementam novos processos ou quando se transformam os processos convencionais, a maneira como as pessoas trabalham muda. Atrelado a qualquer mudança está o risco e, com base em suas percepções, o funcionários podem reagir de formas diferentes, frequentemente com certo grau de resistência. Os empregados costumam se preocupar com potenciais impactos como:
- Como sua carga de trabalho mudará
- Se eles serão demitidos
- A “probidade” da mudança e a compensação implicada
Em um ambiente sem comunicação, os rumores gerarão todos os tipos de teorias, incluindo aquelas que interpretam a situação de maneira pessimista. Se iniciativas anteriores de aperfeiçoamento de qualidade falharam, os rumores apenas servirão para que o ceticismo seja exacerbado.
Como em TI, os aspectos técnicos do processo de design são relativamente fáceis. As questões pessoais e os esforços para que a adoção seja efetivamente suportada pelos funcionários são os reais desafios. Aqueles que pretendem aprimorar os processos podem enfrentam uma resistência ativa, tanto interna quanto externa à TI, que publicamente tentam arruinar os esforços, como:
- Oposição publicamente verbalizada em reuniões
- Argumentos escritos em e-mails
Reclamações nos corredores que podem influenciar acionistas.
A resistência também pode ser passiva, quando os esforços são ignorados e definham, em vez de serem adotados. Nesses casos, os responsáveis pela resistência literalmente não fazem nada diferente e deixam que a iniciativa fracasse. Eles podem parecer concordar com a mudança durante as reuniões, mas não tem nenhuma intenção de ativamente apoiá-la.
Independentemente do tipo, a resistência aumenta os custos e coloca o sucesso do projeto em risco. Os funcionários resistentes a mudanças em organizações não são novidade: nossas estruturas organizacionais evoluem há séculos. O mais surpreendente é que as organizações em busca de um aperfeiçoamento dos processos não adotaram consistentemente abordagens mais formais para superar a resistência e, dessa maneira, aumentar suas chances de sucesso. Implantar o ITIL envolve mais do que modificar processos e procedimentos; isso implica também focar no gerenciamento da mudança organizacional.
A Figura 1 reflete as dificuldades encontradas pelos participantes para colocar em prática processos que estimulem o ITIL. A principal está relacionada com a mudança cultural.
Na sequência descrevemos os seis procedimentos fundamentais que grupos de aperfeiçoamento de processos devem implantar nos níveis de programa e projeto para reduzir a resistência e aumentar as chances de sucessos da mudança organizacional.
Obter e exibir o apoio da gerência
O elemento essencial ao aperfeiçoamento do processo e à mudança organizacional é um forte apoio da gerência em termos conceituais e concretos. O projeto não precisa somente ter financiamento e recursos; a falta de apoio da gerência pode resultar no colapso dos esforços. A gerência deve advogar a favor da iniciativa de aperfeiçoamento e ativamente lutar contra a resistência, tanto a passiva quanto a ativa. Para obter esse tipo de apoio, os patrocinadores das mudanças devem relacionar os benefícios esperados às melhorias em como a TI pode fornecer serviços que permitem à organização atingir suas metas.
Conduzir uma análise e elaborar um mapa de ciclo de vida
Após obter o apoio da gerência, é necessário fazer uma avaliação do estado atual do negócio e então compará-lo com as metas organizacionais, com os objetivos de TI e com as melhores práticas da indústria. Os resultados desta análise devem ser classificados em relação às dependências levadas em conta e finalmente o mapa de ciclo de vida pode ser criado. A análise e o ciclo de vida podem posteriormente servir como matéria-prima para o desenvolvimento estratégico, o desenvolvimento de estudos de casos e para o gerenciamento de projetos. Uma análise bem feita e bem definida ajuda na construção de um argumento que valide a mudança, tanto para a organização como para a TI particularmente. Este é um elemento relevante para conseguir o apoio de acionistas, que precisarão aprovar a mudança para ela ocorrer.
Incentive um programa formal e um gerenciamento de projeto com implantações divididas em fases
Para gerenciar melhor os recursos, os orçamentos e os riscos, deve haver um gerenciamento do projeto formal. Um abrangente programa de aperfeiçoamento de processos deve governar os projetos relacionados com aperfeiçoamento de processos.
No longo prazo, projetos plurianuais com poucos benefícios interinos devem ser evitados. O trabalho deve ser implantado em fases de curta duração, entre 90 e 120 dias, para permitir o marketing do sucesso, ações corretivas e a busca por orçamentos e aprovações de fases subseqüentes. Além de acelerar o reconhecimento do sucesso, isso reforça a noção de melhoria adicional do processo. Fazer com que os acionistas comecem a sentir os benefícios da mudança facilita a redução da resistência e cria um ambiente mais otimista.
Utilize um plano de mudança organizacional formal
Processos novos ou alterados necessitam de mudanças organizacionais, porque a maneira como as pessoas trabalham e encaram seus empregos também muda com o tempo. Em TI, aprendemos a reconhecer que habilidades interpessoais são essenciais para o design do serviço porque as pessoas são criaturas emocionais. Em vez de focar só em processos e tecnologia, os grupos responsáveis por aperfeiçoar os processos devem formalmente desenvolver planos que reflitam as mudanças organizacionais necessárias e os métodos usados para colocá-las em prática. Os tópicos incluem planos de comunicação, campanhas de conscientização, treinamento, avaliações de desempenho, compensação, descrições de cargos, etc. Um plano de comunicação formal é fundamental para garantir que os diversos acionistas estão recebendo mensagens claras e consistentes sobre o que está efetivamente mudando, porque essas mudanças estão ocorrendo e qual o impacto de cada uma delas.
Envolva os funcionários
É importante envolver os funcionários durante o processo de aperfeiçoamento. Primeiro, porque eles sabem onde estão os problemas. Segundo, porque eles podem ter sugestões sobre como realizar as mudanças. E, finalmente, porque envolvendo os funcionários no processo de aperfeiçoamento eles entendem porque a mudança é necessária e podem assim participar da seleção e da implementação das mudanças, facilitando a internalização dos novos procedimentos. Esse nível de envolvimento diminui a resistência em comparação com métodos que tentam realizar mudanças isoladamente, deixando os funcionários com pouco ou nenhum conhecimento sobre o que ocorre.
Revise medidas de desempenho, compensação e descrição de cargos
As mudanças em medidas de desempenho, compensação e descrição de cargos são incluídas no plano de mudança organizacional, mas são relevantes o suficiente para receberem um destaque particular. Se deixadas de lado, elas podem se transformar em paliativos, levando a organização novamente a velhos modelos de comportamento. Em vez disso, as mudanças em medidas de desempenho, compensação e descrição de cargos devem ser revistas à luz das mudanças de processo almejadas. O aperfeiçoamento do processo que resulta em novos papéis e responsabilidades deve ser refletido em métricas de desempenho e, se necessário, em mudanças de compensação e descrições de cargos, para ajudar a institucionalizar as mudanças.
Por exemplo, vamos imaginar que o gerenciamento de mudança é um novo processo e que a conformidade com os novos processos é necessária. As descrições de cargos, as medidas de desempenho e a compensação precisam ser revistas por um prisma puramente técnico para permitir a continuação do processo e reforçar os indicadores de evolução do processo e comportamentos desejados. As descrições de cargos podem afirmar que a conformidade com o processo de mudança é obrigatório. Métricas essenciais incluem o número de mudanças processadas, as chances de sucesso da mudança, e possível perda de receita devido à falha da mudança. A compensação pode ajudar a definir metas para cada uma das métricas.
Conclusão
As pessoas sabem como fazer seu trabalho de acordo com o contexto presente. As mudanças em processos refletem riscos e, em muitos casos, são causa de preocupações que resultam em resistência tanto ativa como passiva. Em vez de deixar a mudança organização ao acaso, os grupos responsáveis pelo aperfeiçoamento dos processos devem aplicar os seis principais procedimentos citados acima nos níveis pessoais e corporativos. O resultado final será menos estresse, ciclos de vida mais curtos, mais agilidade e mais chances de sucesso.

[Artigos] Políticas de Backup Corporativo

Atualmente os sistemas corporativos requerem soluções de backup cada vez mais velozes, flexíveis e confiáveis, preparadas para atender uma multiplicidade igualmente maior de plataformas.

Essa necessidade de garantir a integridade e a segurança da informação é tão grande que os profissionais de redes não podem contar apenas com simples sistemas de armazenamento, necessitando utilizar recursos mais eficientes como os sistemas de backup corporativo, por exemplo.

A adoção dessas soluções depende de um correto planejamento tecnológico que deve ser adaptado ao foco do negócio, integrando de forma inteligente a tecnologia utilizada aos novos hardwares e softwares e que ofereçam meios para gerenciar constantemente esses componentes.

Gerenciamento

O gerenciamento é um fator importante na arquitetura da rede, pois apenas um conjunto de soluções de hardware e software por si só nada pode garantir em termos de eficiência e segurança no tráfego de informações.

Para que o sistema de uma empresa possa prover segurança e velocidade para os dados dos seus usuários é imprescindível um perfeito gerenciamento desses dados. Identificar onde e como cada dado deve ser armazenado, qual o volume de informações críticas existentes, quantos dados desprezíveis são armazenados, são questões importantes para se definirem regras de armazenamento e a necessidade ou não de expansão dos componentes de armazenamento. O maior desafio, porém, é desenvolver uma infra-estrutura capaz de operar sobre os padrões abertos e independentes de plataformas de hardware de armazenamento.

Uma das soluções utilizadas para solucionar o problema do gerenciamento é a consolidação de "storage", onde diversos ambientes de armazenamento são centralizados em um único local, facilitando a administração e o gerenciamento dos dados armazenados. Dessa forma, o gerenciamento permite que toda a configuração e monitoração dos processos de backup e recovery seja centralizada em um único ponto, independente de localização física do mesmo.

Estão disponíveis no mercado soluções completas e abrangentes, contando com uma infra-estrutura de hardware e software para maximizar a disponibilidade de níveis de serviço (SLA) visando operações de ambiente de missão crítica. 

A existência de mecanismos para atender às necessidades de janela de tempo de backup, sem a interrupção da operação normal e para situações de recuperação de desastres complementa a arquitetura de backup corporativo.

É necessário realizar também um levantamento relacionando todos os servidores que serão os clientes do backup/restore e todos os sistemas operacionais, bancos de dados e aplicativos envolvidos e da rede de interligação dos mesmos, objetivando garantir a confiabilidade da operação, mesmo em situações de falha de alguns dos componentes. O dimensionamento e configuração dos servidores de backup e dos dispositivos de backup (incluindo número de unidade de fitas para cada dispositivo) devem ser indicados, assim como a arquitetura de rede e política de compartilhamento de unidades de fita (uso ou não de Storage Area Network / Fibre Channel).

Gerenciamento em Backup Corporativo
Falhas de projeto

Diversos são os casos de implementações de backup que não conseguem suportar o alto crescimento do volume de dados e que, após um curto intervalo de tempo, requerem um novo projeto de storage. Nessas situações, normalmente cometem-se erros básicos que vão desde um dimensionamento equivocado dos dispositivos de backup, a utilização de softwares com insuficiência de funcionalidades e a falta de planejamento na utilização da rede, incluindo aí uma má implementação de redes SAN (Storage Area Netwoks).

As restrições de compatibilidade são observadas principalmente em softwares dependentes de plataformas de hardware de armazenamento, implicando em uma implementação de backup com características proprietárias e que simplesmente não funcionam ou funcionam mal quando da inclusão de outras plataformas de hardware de armazenamento no ambiente de backup.

Uma infra-estrutura de hardware e software de backup deve ser flexível para suportar o maior número possível de sistemas operacionais, além de utilizar as interfaces e utilitários nativos das principais aplicações do mercado.

Erros em procedimentos de backup

O termo backup está diretamente associado à segurança de dados e deve receber uma atenção especial do administrador de rede.

Qualquer descuido pode ser fatal para os dados mais importantes de uma empresa. Manter mídias de backup em locais inadequados e sujeitos à umidade, influência de campos magnéticos e alta temperatura pode danificá-las. 

Utilizar um mesmo local de armazenamento tanto para pastas e arquivos de backup quanto para todos os dados em uso é outro fator de risco de perda de dados se algum simples problema acontecer. Um deles poderia ser, por exemplo, um dano físico no disco rígido, em que estão guardados os dados e o backup, juntos.

Outra falha está em deixar as rotinas de backup acontecerem sem qualquer tipo de gerenciamento e sem observar procedimentos específicos de segurança. É necessária uma atenção especial para essa questão, evitando-se que o backup seja esquecido ou que a mídia não seja trocada e até mesmo que a política de segurança da empresa seja ignorada.

Torna-se imprescindível elaborar um conjunto de procedimentos chamados de política de backup (ou backup off site), que consiste na retirada periódica da mídia de armazenamento do local onde o backup é gerado. Essa mídia é levada geralmente para fora do local por uma pessoa de confiança e que se envolva no processo, mesmo que indiretamente. 

Com isso, mesmo no caso de um acidente (incêndio, explosão, etc), os dados estarão resguardados em local seguro.

Produtos de backup corporativo

Os produtos de backup corporativo que estão disponíveis no mercado são diversificados e projetados para uso ótimo com uma biblioteca de fita, atendendo as necessidades do administrador de rede de maneiras diferentes. Porém, considerando que a demanda por backup de dados é universal, é importante oferecer funcionalidade e confiabilidade juntamente com uma interface apropriada para administradores com variados níveis de experiência. Flexibilidade também é necessária, pois os administradores de rede devem editar tarefas existentes e reconfigurar parâmetros com rapidez e facilidade quando as circunstâncias assim o exigirem.

Por fim, um bom produto deve ser capaz de lidar com a diversidade de marcas e padrões normalmente encontrados em um ambiente de rede heterogêneo.

Conclusão

Gerenciar informações de forma eficiente é um desafio encontrado por empresas de todos os portes e segmentos. Um mau gerenciamento dos dados pode ocasionar prejuízos muitas vezes ocultos, como baixa velocidade de acesso, má utilização dos componentes de armazenamento e um alto custo total de propriedade (TCO).

Nenhum sistema de armazenamento está completo sem uma solução adequada de cópias de segurança. Assegurar a integridade dos dados é um dos maiores desafios da área de Tecnologia da Informação de uma empresa, principalmente porque soluções como espelhamento remoto e cópia de dados não conseguem garantir essa integridade em situações de erros humanos, sabotagens ou mesmo desastres de proporções não previstas. Em muitos destes casos, somente uma cópia tipo backup pode resolver a situação.

[Dicas] Aplicativos

Java Portable


Com o Java em seu dispositivo portátil, aplicativos portáteis que utilizam o ambiente Java, como o OpenOffice.org portátil, pode automaticamente utilizam Java, mesmo que não esteja instalado no PC local. JAR pode ser executado usando o Java Portable Launcher.


Lazarus


O Lazarus(win32, win64) é uma IDE RAD multiplataforma e multilígüe para o compilador FreePascal. Ele tem versões para Windows, Linux, FreeBSD e Mac OS X, compila para estas plataformas (e para Mac OS Classic), MS-DOS, Win64, OS/2, Netware libc e classic e MorphOS), de uma plataforma para outra e também para PalmOS e Windows Mobile.


Eclipse



Eclipse é uma coleção de projetos open source construída no Equinócio OSGi run-time.
Eclipse começou como um IDE para Java, mas desde então tem crescido a ser muito, muito mais. projetos Eclipse agora abrangem linguagens estáticas e dinâmicas; thick-client, thin client, e do lado de quadros-servidor; modelagem e relatórios de negócios, embutidos e móveis, e, sim, ainda temos o melhor IDE para Java.
Links: