22 outubro 2010

[Dicas] Microsoft oferece treinamento de Windows Azure

A Microsoft Brasil oferecerá, durante os meses de outubro e novembro, treinamentos gratuitos, chamados BizSpark Camps, voltados para startups participantes do programa Microsoft BizSpark e aos profissionais de TI interessados em aprofundar seus conhecimentos em Windows Azure, plataforma de serviços na nuvem projetada para hospedar serviços e aplicações Web.

Os próximos treinamentos serão ministrados nos Centros de Inovação Microsoft (MICs) de Belo Horizonte-MG (21/10), Petrópolis-RJ (25/10), Porto Alegre-RS (26/10), São Paulo-SP (06/11) e Salvador-BA (Novembro).

O foco do treinamento será a execução de projetos na plataforma Windows Azure e inclui sessões práticas de laboratórios e prova de conceito executada no próprio MIC. As inscrições podem ser realizadas pelo site de eventos da Microsoft Brasil. Em São Paulo, o link é este.

“Com o Windows Azure, as startups nacionais não precisam se preocupar com a construção ou o gerenciamento de máquinas virtuais, atualização de sistemas operacionais e criação dos seus próprios sistemas de redundância, já que o produto permite que desenvolvedores e gerentes de serviços façam o escalonamento vertical e horizontal de forma simplificada, sem procedimentos operacionais complexos”, recomenda Silvia Valadares, gerente de desenvolvimento de economia local de software da Microsoft Brasil.

Windows Azure
O Microsoft Windows Azure é uma plataforma para serviços na nuvem que é utilizada para o desenvolvimento, o armazenamento e o gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure. A plataforma é flexível e pode ser utilizada para construir novas aplicações para rodar na nuvem ou para melhorar programas já existentes.

A arquitetura aberta permite que os desenvolvedores tenham a opção de construir aplicações na web, conectar aparelhos, PCs, servidores ou soluções híbridas. A solução é composta basicamente pelo Windows Azure, sistema operacional na nuvem e o SQL Azure, banco de dados relacional, também executado na nuvem.