07 novembro 2010

[Artigos] A importância do Backup

Quando colocamos um site ou um aplicativo web online temos a impressão de que ele sempre estará disponível, pronto para ser usado pelos usuários durante vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Assumimos que nada de errado vai acontecer e que o nosso projeto está protegido dentro do ambiente da empresa de hospedagem.


Infelizmente, essa sensação de proteção e alta disponibilidade não é verdadeira. Existem diversas situações que podem fazer com que um site saia do ar, causando danos irreparáveis para a sua imagem. Uma simples falha no fornecimento de energia para o servidor pode fazer com que o disco rígido seja danificado e todos os seus dados sejam perdidos de uma hora pra outra.



É por isso que é importantíssimo prestar atenção ao backup do seu projeto e principalmente dos dados dos seus clientes que estão armazenados no seu serviço. Já imaginou o dano que seria se num determinado dia todo aquele volume de informações que você armazenou durante anos simplesmente desaparecesse?



Pois é, seria um problema irreparável, tão grave que poderia levar a sua empresa à falência. Isso já aconteceu com diversas empresas de internet que não se preocuparam em proteger a informação dos seus clientes.



Antes de lançar qualquer projeto é preciso criar uma rotina de contingência, que vai determinar as ações a serem executadas em caso de falhas. O ideal é sempre ter uma estrutura redundante, onde os dados são replicados em diversos servidores para aumentar a proteção contra perda de dados e reduzir o tempo de reação.



Mas se isso não for possível, uma simples rotina de backups completos executados diariamente somados a backups incrementais a cada hora já seria suficiente para proteger os seus dados contra os problemas mais comuns.
Windows Live SkyDrive: uma opção simples para backup na nuvem
Também é importante ter uma rotina para proteção dos dados num lugar remoto, evitando salvar todas as suas cópias num único ambiente. Assim, em casos extremos como incêndios ou roubos, você teria a possibilidade de restaurar as suas informações sem maiores danos para o seu serviço.


As rotinas de backup devem usar técnicas avançadas de duplicação para evitar fazer backup de dados desnecessários ou repetidos. Para isso, é recomendável utilizar sistemas de compressão de dados que eliminam informações e arquivos redundantes, otimizando o espaço de armazenamento do backup.


Um bom exemplo disso é o backup de mensagens de e-mails corporativos, onde é comum haver inúmeras instâncias de um mesmo arquivo que foi enviado para vários usuários. Neste caso, é possível armazenar somente uma cópia do arquivo, ao invés de armazenar o mesmo arquivo existente em diversas mensagens.


Jamais deve-se utilizar uma mesma mídia regravável para o armazenamento de dados, dando preferência a várias mídias, pois Isso aumenta a segurança dos dados e permite o arquivamento de diversas versões dos arquivos backupeados.


Se for possível, utilize também backup remoto, onde o backup é armazenado na nuvem (Cloud) ao invés de ser armazenado localmente. Existem duas grandes vantagens nesse método de backup: baixo custo de armazenamento e a alta segurança dos dados, uma vez que redes tipo Cloud são criadas para garantir a integridade dos dados independentemente de falhas de hardware.

Fonte: Badoo

[Dicas] Como habilitar a exibição do Windows Media Player 12 na barra de tarefas do Win 7

A versão 12 do Windows Media Player que acompanhou o lançamento do Windows 7 excluiu a opção de exibir o programa minimizado na barra de ferramentas do sistema, o que desagradou a muitos usuários.
Quem deseja restaurar essa função sem ter que reinstalar uma versão antiga do programa não precisa se preocupar. Basta seguir os passos abaixo para recuperar a possibilidade de exibir o Media Player na barra de tarefas.
1) Baixe o arquivo DLL necessário correspondente à versão do Windows 7 instalada. Clique aqui para a versão 32 bits e aqui para a versão 64 bits;
2) Extraia o arquivo e copie o documento “wmpband.dll” para a pasta do Windows Media Player(normalmente localizada em C:\Arquivos de Programas\Windows Media Player);
3) Abra o Menu Iniciar e na barra de pesquisa digite “cmd”. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a opção exibida e selecione “Executar como administrador”, conforme a imagem abaixo;
4) No prompt de comando do Windows, digite a seguinte frase: regsvr32 “C:\Arquivos de Programas\Windows Media Player\wmpband.dll”, com as aspas inclusas. Caso tenha o Windows Media Player instalado em outro diretório, substitua o endereço;
5) Surgirá uma imagem confirmando o registro do arquivo DLL. Clique em OK para confirmar;
6) Abra o Windows Media Player e em seguida clique em um lugar qualquer da barra de tarefas com o botão direito do mouse. Selecione a opção Barra de Ferramentas> Windows Media Player;
7) Pronto, agora já é possível exibir o Windows Media Player minimizado na barra de tarefas.