08 novembro 2010

[Dicas] Dicas para iniciantes em computação em nuvem

CIOs podem utilizar este guia para entender o que precisam fazer para estarem preparados para esta iniciativa.
ANÁLISE
A nuvem é um estilo de computação em que capacidades escaláveis e elásticas de TI são fornecidas como serviço para clientes externos usuários de tecnologias de internet.
A computação em nuvem pode ajudar CIOs a aprimorar a criação e a entrega de soluções de TI, estimulando um estilo de computação potencialmente mais ágil e eficiente economicamente. Com a computação em nuvem pública ou em comunidade, um provedor externo entrega serviços à empresa. Os CIOs que usam serviços na nuvem pública ou em comunidade podem potencialmente economizar dinheiro, incentivando um ambiente elasticamente escalável e com preços variáveis. Porém há preocupações quanto à segurança, gerenciamento de dados, confiabilidade, controle e desempenho. Poucos CIOs vão abandonar modelos baseados no local. A maioria migrará para modelos de computação em nuvem privada nos quais a TI atua como provedora, construindo data centers e serviços para uso interno. Uma intensa publicidade envolve o tema computação em nuvem, dificultando a compreensão das opções e estratégias dos fornecedores.
Fatores para determinar sua disposição
A computação em nuvem é um conceito complexo e em rápido amadurecimento. Para diminuir a confusão e focar seus esforços, considere esses aspectos antes de iniciar uma investigação:
• Entenda como a computação em nuvem é definida e como ela evoluirá. Analise como a computação em nuvem vai afetar a estratégia e a direção do seu negócio. Identifique os riscos e benefícios potenciais, além dos casos e melhores práticas ideais para explorar a computação em nuvem.
• Avalie quando, onde, como e porque sua organização deve consumir serviços de computação em nuvem pública ou em comunidades.
• Determine quais modelos de computação em nuvem, tecnologias de hardware e software e modelos operacionais você pode aplicar para criar ambientes de computação em nuvem privada.
• Examine como a computação em nuvem influenciará o design e a arquitetura de aplicações e soluções. Considere quando é apropriado migrar aplicações, aprimorar aplicações ou elaborar novas aplicações inovadoras para explorar as capacidades da nuvem. 

Nenhum comentário: