26 outubro 2010

[Apostilas] Pack com várias apostilas de Pascal

Para quem se interessar em aprender os fundamentos, conceitos e muito mais sobre Pascal.

Um breve resumo sobre o surgimento do da linguagem de programação "Pascal"

Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.

O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. Simultaneamente, a linguagem reflete a liberação pessoal de Wirth das restrições impostas após seu envolvimento com a especificação de ALGOL 68, e sua sugestão para essa especificação, o ALGOL W.

A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação. É provavelmente uma das linguagens mais bem resolvidas entre as linguagens estruturadas, e certamente um dos exemplos de como uma linguagem especificada por uma pessoa pode ser bem melhor do que uma linguagem especificada por um comitê...


Aproveitem !!!


Download 4Shared: Apostila Pascal

[Apostilas] Apostila de Programação Orientada a Objeto em C++

Download 4Shared: Apostila OO C++

[Revistas] Revista PROGRAMAR - Edições 1 a 6


A Revista PROGRAMAR é um projeto iniciado e desenvolvido por membros da comunidade Portugal-a-Programar.org, com o objetivo de colmatar a falta de uma revista portuguesa sobre programação e de promover a criação de conteúdos relacionados com programação, em português. Foi então criada uma revista sobre formato electrônico (.pdf), que reune periodicamente, vários artigos escritos por diversos programadores especialmente para cada edição.

A revista é "publicada" bimestralmente e tem abrangido outros temas/áreas relacionadas com programação: sistemas operativos GNU/Linux, internet, eletrônica, segurança de sistemas, entre outros. Todas as edições são distribuídas gratuitamente e a sua divulgação é livre e incentivada. Todos os membros da equipe participam voluntariamente, sem fins lucrativos.

As Edições que irei postar foram baixadas diretamente do blog da Revista PROGRAMAR.

Aproveitem !!!

Download 4Shared: Edição 1
Download 4Shared: Edição 2
Download 4Shared: Edição 3
Download 4Shared: Edição 4
Download 4Shared: Edição 5
Download 4Shared: Edição 6
Download 4Shared: Edições 1 a 6


Continua...