05 novembro 2010

[Notícias] Fedora 14 lançado com KDE 4.5


A versão final, cujo codinome é Laughlin, foi lançada na última terça feira (com alguns dias de atraso em relação ao planejado). O projeto comunitário, apoiado pela Red Hat, traz boas novidades, principalmente no ambiente gráfico KDE, que está na versão 4.5. Vale mencionar que a interface está mais organizada e para muitos está caminhando a passos mais largos que o Gnome.

O Konqueror, navegador padrão, agora utiliza o WebKit, o mesmo motor utilizado pelos navegadores Chrome e Safari. O gerenciador de arquivos Dolphin, melhorou no suporte a meta-dados, úteis para organização e classificação semântica dentro das aplicações.


Além da interface educacional Sugar, agora o Fedora 14 suporta o MeeGo, um sistema destinado a dispositivos móveis e netbooks, resultado dos esforços da Intel e Nokia.


Para testá-lo resolvi instalar em um notebook Itautec InfoWay N8645, com processador Intel Core i5 2,4 GHz, 4GB DDR3, 500GB de capacidade e uma placa de vídeo ATI Mobility Radeon 4650. Instalei a versão com o KDE e a inicialização é mais rápida que o Windows 7 que vem com o notebook (cerca de 38 segundos). Não sei ao certo se fiquei impressionado com a evolução do KDE (fazia um tempo que não testava uma distribuição com esta interface gráfica) ou se realmente ele melhorou. O que notei foi uma organização impecável dos ícones no menu, widgets Plasma realmente úteis e em geral está bem mais rápido que de costume.


Para testá-lo, baixe o Fedora 14 no site Downloads INFO. Adicionamente considere instalar o easyLife, um pacote completo que inclui software proprietário (Flash, codecs, drivers de vídeo ATI e NVIDIA, Java, Google Aps e outros).

Nenhum comentário: